SEJA BEM-VINDO

Seja bem-vindo(a) ao nosso blog! Aqui você encontra informações sobre Compostos orgânicos, com o intuito de mostrar curiosidades sobre o assunto e deixá-los mais antenados. Esperamos que gostem e que sirvam para a experiência de todos. Deixem seus comentários e obrigada pela atenção.



Aproveite!

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Ácidos Carboxílicos

Ácidos carboxílicos são compostos que apresentam o grupo funcional carboxila: 
                     

Na nomenclatura usa-se a palavra ácido seguida do nome do hidrocarboneto correspondente com a terminação “ico”.  A numeração deve começar pelo carbono do grupo funcional. Exemplos:  




Os ácidos carboxílicos ocorrem na natureza, em plantas e animais.  São obtidos a partir da hidrólise (reação com água) de ésteres,da oxidação de álcoois primários e aldeídos e por destilação.

As propriedades físicas são sólidos cristalizáveis, de cheiro irritante : em cadeias que contém até 3 átomos de carbono, são solúveis em água e são líquidos incolores : em cadeias de 4 a 9 carbonos, são líquidos incolores e oleosos, apresentam cheiro desagradável, diminuindo-se a sua solubilidade em água com o aumento da cadeia carbônica.  Já do ácido decanóico (10 carbonos) em diante, os ácidos são sólidos brancos, à maneira de cera, inodoros e insolúveis em água.
E as propriedades químicas possuem baixo grau de ionização: sua força diminui com o aumento da cadeia.

Aplicações dos Ácidos carboxílicos: O ácido metanóico é utilizado como desinfetante e no tingimento de tecidos, extraído das abelhas, formigas e folhas de urtiga por destilação seca.  O ácido etanóico é utilizado para a obtenção do monóxido de carbono.  Em presença de cobre serve para a limpeza de utensílios de cobre.  O ácido lático é utilizado como anti-séptico.  No organismo de certos animais e do homem causa fadiga muscular.

Curiosidades

O cachorro só reconhece seu dono porque este fede
O cão é um dos animais que possui o olfato mais bem desenvolvido, resíduo da época em que esse animal era obrigado a caçar para sobreviver. Atualmente, seu olfato serve principalmente para ele reconhecer os alimentos e o dono.
Naturalmente, os seres humanos exalam centenas de compostos químicos, com diferentes concentrações, como alguns ácidos carboxílicos e outros nitrogenados e sulfonados. E o cheiro de cada indivíduo pode variar um pouco em função da alimentação. Por exemplo: quando uma pessoa ingere comidas feitas com alho, a quantidade de compostos sulfurosos eliminados aumenta consideravelmente.
O mais estranho de tudo isso é que cada indivíduo possui um cheiro natural único, e o olfato do cachorro é capaz de reconhecê-lo, mesmo quando ingerimos grande quantidade de alho. O cão consegue saber até mesmo se estivemos em contato com outro bicho, pois ele é capaz de diferenciar o cheiro dos humanos do de outros animais.



Por: Tainara F. 
         Milena Euclides
         Gabriela F. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário