A Química Orgânica é o ramo da química no qual estuda o que denominamos Compostos de Carbonos ou Compostos Orgânicos.
Os átomos de Carbonos existentes nos compostos podem se ligar e formar as cadeias carbônicas, ou seja, podem formar conjuntos de átomos que possuem o Carbono na sua composição, constituindo a molécula de qualquer composto orgânico.
Na sua maioria, os compostos são formados por ligações entre Carbonos e Hidrogênios.
É possível analisarmos algumas características que existem nesses compostos:
Polaridade: As ligações que contêm apenas Hidrogênios e Carbonos são apolares, ou seja, não formam pólos. Entretanto, quando uma molécula de um composto houver outro elemento químico, além de carbono e hidrogênio, suas moléculas passarão a apresentar certa polaridade.
Solubilidade: Os compostos orgânicos apolares são praticamente insolúveis em água e tendem a se dissolver em outros compostos orgânicos, sejam eles polares ou apolares. Mas existem exceções de compostos polares que podem dissolver-se na água, alguns deles são o açúcar e a acetona.
Combustibilidade: A maioria da energia consumida pelo processo de combustão é a partir dos compostos orgânicos. Assim pode-se dizer que os compostos que são melhores combustíveis vêm de origem orgânica.
Temperatura de fusão e de ebulição: Os fatores que influenciam a temperatura de ebulição e fusão de uma substância são o tamanho e a forma destes.
Quanto maior o tamanho de um composto, maior será seu ponto de ebulição. Já em relação á forma quanto mais forte a ligação, ou seja, quanto maior interação entre os átomos das moléculas, mais elevado se torna seu ponto de ebulição.
Dentro da química orgânica é possível observar as funções orgânicas, que são os compostos ôrganicos de características químicas e físicas semelhantes.
É possível encontrar diversas funções. Alguns exemplos das mais comuns na natureza são o álcool, éter, fenol, haletos entre outros.
Entre as muitas funções orgânicas, estão três que iremos enfatizar e esclarecer. São os Aldeído, Fenol e o Acído Carboxílico.
Por: Gabriela F.
Nenhum comentário:
Postar um comentário